Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

A Ailurofilia, o amor pelos gatos

imagem-de-gato-facebook.jpg

 

Ailurofilia quer dizer amor pelos gatos ou felinos. O termo vem do grego ailuros, que significa gato, e philos, que se traduz como amor. Este sentimento de carinho até pelas menores coisas que eles trazem, será acompanhado de admiração, fascinação e prazer que se sente ao cuidar de sua companhia. A Ailurofilia é duradoura e não desaparece com o passar do tempo.

 

Existem sensações parecidas com a Ailurofilia, como a síndrome de Noé, uma patologia que leva o enfermo a querer acumular todo tipo de animais de companhia. A consequência desta síndrome é que se chega ao ponto em que se torna impossível cuidar de forma adequada de todos os animais.

As pessoas que têm Ailurofilia possuem um grande sentido de respeito, carinho e responsabilidade com os gatos. Seu grau de compromisso com eles é grande. Na Ailurofilia existem diferentes graus. Desde os simples fãs de gatos, que adotam um ou dois e buscam objetos personalizados inspirados neles.


Existem também casos mais extremos de pessoas que adotam, compram ou recolhem da rua uma grande quantidade de gatos. Por isso, é de suma importância conhecer esse limite. Quando decidimos colocar um gato em nossa vida, nos comprometemos a cuidá-lo e respeitá-lo durante todos os anos em que permanecer ao nosso lado. A decisão de levar um animal de estimação para casa deve ser bem pensada.