Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

A elegância felina dos gatos siameses

Os gatos siameses, além de elegantes, são tranquilos, mas também muito curiosos. Dentro da raça siamesa, existem duas variedades. As formas arredondadas de seu corpo e rosto, o focinho pequeno, os olhos alongados e azuis, a cauda curta com ponta redonda são algumas das características dos gatos siameses tradicionais.

gato-siames-2.jpg

Trata-se de um animal elegante e esbelto, com focinho fino e olhos amendoados, pescoço longo e fino, pelagem clara no corpo e escura nas orelhas, rosto, pernas e cauda. Assim como a maioria dos felinos, são muito independentes. No caso do gato Siamês, ao mesmo tempo em que são fieis aos seus donos, nunca se submeterão por completo e podem até demonstrar seu agrado ou desagrado através de miados.

 

É um gato bastante afetuoso (demonstra carinho com frequência) e se sente muito ligado aos seus proprietários. Pode ser muito sociável e, inclusive, curioso. Esta última é a sua principal qualidade. Embora seja normal nos felinos, nos siameses, é um traço que aparece com mais intensidade. Por outro lado, é muito ágil, devido a sua constituição física e sua musculatura. A hiperatividade e energia dos gatos siameses faz com que se pareçam com as demais raças asiáticas. É muito brincalhão e alegre.

 

Acima de tudo, um Siamês é extremamente sociável, inteligente e vivaz. Também são gatos sensíveis e afetuosos, que ronronam com muita facilidade e podem escolher uma só pessoa como dono absoluto (você saberá quem é porque é a ele que o gato pede mimos e atenção). Entre os aspectos positivos dessa raça (que pode apresentar estrabismo em seus olhos) vale a pena destacar seu pelo curto, que não requer muitos cuidados e que é limpo por natureza.