Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

A idade do seu gato – dicas para saber quantos anos ele tem

Normalmente, dentes brancos permanentes indicam que o gato tem menos de um ano e meio. A partir dos dois anos de vida começam a se formar crostas de tártaro visíveis portanto isto pode indicar que o seu gato tem entre 3 e 5 anos de idade. Alguns dentes amarelados indicam um felino com mais de 6 anos, além disso, começa a se evidenciar um maior desgaste nos dentes. Entre 10 e 15 anos de idade, os gatos podem começar a perder os dentes.

idade gato

Outra forma de saber a idade aproximada de um gato é através do seu pêlo. Normalmente, o pêlo gera um óleo e você observará um pelo brilhante enquanto houver um asseio constante. Na medida em que envelhecem, este óleo vai ficando mais escasso, e você verá a diminuição do brilho do pêlo do animal depois dos 6 anos.

 

Os olhos são um bom indicador da saúde do seu gato, mas também podem ajudar a determinar quando já está mais velho. Os gatos, da mesma forma que os cães, podem desenvolver cataratas quando entram em idades avançadas, por exemplo, forma-se certa opacidade nas íris, que normalmente precisa de tratamento, depois dos 10 anos de idade.

 

A medida em que um gato envelhece, este vai reduzindo a sua atividade física. Você notará uma diferença enorme no consumo energético e alimentício de um gato menor de três anos, que costuma estar sempre mais ativo que um gato mais velho.

 

Podem aparecer alguns problemas na pele devido ao fato dele começar a descuidar do seu asseio a partir dos 12 anos, de modo que você deverá ficar atento para escová-lo com frequência. A medida que envelhecem, passarão mais tempo em casa, dormirão mais e terão menos apetite.