Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Como acalmar um gato nervoso

Quando você determinar que situação mexeu com os nervos do gato, é preciso atuar adequadamente para poder ajudá-lo a sair desse estado e se acalmar. Estes são os passos que você deve seguir para acalmar um gato nervoso:

gato

 
1. Chegue perto somente se for necessário

Na maioria dos casos, os felinos preferem ser deixados em paz até que se tranquilizem sozinhos. Se você tentar acariciá-lo ou pegá-lo nos braços, ele pode ficar agressivo. Para chegar perto, você precisa ter muita precaução, ir devagar e sem fazer barulho.


2. Use um tom de voz tranquilo para chamá-lo e atrai-lo até você

Por exemplo: se o gato está nervoso porque não consegue descer de uma árvore, ou ficou preso no jardim e você precisa chegar perto de qualquer jeito para ajudá-lo, fale com ele com calma. Não grite de jeito nenhum, porque irá assustá-lo ainda mais.


3. Atraia-o com comida

Através dos alimentos, os gatos podem liberar as tensões e acalmar os nervos. Tenha sempre em mãos uma ração húmida, porque o aroma o atrairá ainda mais. Ponha o prato a meia distância entre você e ele, e assim ele fará um esforço para chegar perto.


4. Tenha paciência. Fique calmo.

Os gatos são seres muito especiais que podem reconhecer os sentimentos e emoções de seus donos. Se você está nervoso, ele também vai estar. Por isso, se você se tranquilizar e mostrar-lhe que não há com o que se preocupar, as coisas voltarão ao normal sem problemas.


5. Dê a ele seu brinquedo favorito. Não jogue! Seja delicado

Assim como acontece com a comida, você pode atrai-lo com o objeto preferido dele. Os brinquedos funcionam muito bem nesse caso, porque é algo que eles consideram próprio e relacionam com brincadeiras. Não é preciso levar até ele, você pode deixá-lo a alguns metros para que ele vá buscar.