Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Lendas sobre os gatos tricolores

Como a pelagem dessa espécie é rara desde a Antiguidade (existem vestígios de gatos tricolores no Antigo Egito), quiseram dar-lhes poderes mágicos. Por exemplo, os marinheiros japoneses levavam sempre um a bordo de seus navios para se protegerem das tempestades e para afugentar os fantasmas.

gato tricolor

 

A principal lenda em relação a essa pelagem vem do ano de 1100, nos mosteiros do Tibete, onde constantemente havia mal-entendidos e desacordos. Todos sentiam um profundo mal-estar porque não era possível viver em harmonia. Os três monges do templo mais importante do lugar começaram a jejuar para achar a sabedoria e a iluminação necessária para solucionar o problema.

 

No dia seguinte, na porta do mosteiro, apareceu uma gatinha tricolor com seus três filhotes, todas gatas tricolores fêmeas, assim como ela. Isso foi recebido como um sinal dos céus e os monges se dedicaram a cuidar dos gatos. Na seguinte reunião, os religiosos chegaram à conclusão de que as cores das gatas eram símbolos: o branco e o preto representavam o Yin e o Yang (as forças opostas), e o laranja significava a terra e o lar. Por isso, eles deviam superar as diferenças.

 

A recém-nascidas também estavam carregadas de significados: representavam o novo, a mudança e a união. E, além disso, o tão famoso “gato da sorte”, o Maneki-Neko, do Japão, é inspirado no gato tricolor. Ele é muito usado nas casas e nas lojas para atrair a boa sorte.