Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Lobo uivando para a lua - a lenda

Existe uma lenda antiga que conta que durante uma noite escura, a lua desceu até à terra para descobrir os mistérios dela. Quando chegou perto das árvores, ficou presa nos ramos delas. Foi um lobo que a libertou e, durante toda a noite, a lua e o lobo compartilharam histórias.

lobo-uivar.jpg

A lua ficou apaixonada pelo espírito do lobo e, num ato de egoísmo, levou a sombra dele para recordar para sempre essa noite. Desde esse dia, o lobo uiva desesperadamente para a lua lhe devolver a sombra dele.

Paralelamente à magia e a outras crenças de difícil explicação, sabemos que a terra é afetada pelos astros que se encontram no universo. Existe uma influência real e física entre os astros e o nosso planeta. Durante milhares de gerações, os agricultores e pescadores adaptaram o trabalho deles de acordo com as fases da lua.

 

Porquê? A lua tem um movimento mensal e periódico de 28 dias nos quais reproduz de forma exata o movimento anual do sol. Todos nós, amantes dos animais, estamos de acordo que o uivo lo lobo é um fenômeno muito impactante e cativante. Os lobos, tal como outros animais, utilizam a fonética para se comunicarem com outros indivíduos.

 

A ciência diz-nos que os lobos não uivam para a lua. Porém, é possível que a lua cheia influencie de alguma forma o comportamento destes animais e que isso se reflita num aumento de intensidade e frequência dos uivos. A morfologia e a própria natureza das relações sociais destes animais, levaram a que se perpetuasse esta ideia tão popular e que continua a parecer mágica!

 

1 comentário

Comentar post