Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

O que causa os conflitos após a visita ao veterinário?

Existe um tipo de agressão que ocorre entre gatos que vivem na mesma casa após uma visita ao médico veterinário e que pode ser facilmente evitado com algum planeamento. Para o dono desavisado, pode ser assustador, porque a agressão aparenta vir do nada e parece que o gato que ficou em casa deixou de reconhecer o seu melhor amigo.

am1.png

 
A verdade é que, apesar de voltarmos com a mesma aparência, de um ponto de vista felino, não somos reconhecidos porque não temos o mesmo cheiro. Isto pode parecer estranho aos humanos, mas sensibiliza os teus donos para a importância da comunicação através dos odores no mundo dos gatos.


Numa casa com dois ou mais gatos, esta mistura de cheiros e feromonas é importante para a segurança e paz do grupo, porque cria um “perfume” comum. Quando chegamos da visita ao veterinário, não cheiramos ao mesmo e, na verdade, temos aromas que são associados com o medo e a incerteza. Afinal, são muitos os gatos que ficam ansiosos por uma visita ao veterinário.


Assim, se a visita é para vacinação ou exames de rotina, os donos podem agendar uma consulta para todos os gatos. Dessa forma, vamos todos ter um cheiro similar. Contudo, se apenas levarem um dos gatos à clínica, antes de sair, podem esfregar uma toalha limpa em cada gato, para recolher as feromonas e cheiros, e colocá-la num saco fechado. No regresso da clínica, esse gato deve ser levado para uma divisão da casa separada, onde os donos o esfregam com a toalha para redistribuir o seu cheiro e feromonas e misturá-lo com o dos amigos.


Os donos podem, ainda, dar-nos alguns momentos a sós para nós próprios fazermos uma autolimpeza e livrar-nos dos odores estranhos. O tempo sozinhos no quarto vai também dar-nos a oportunidade de adquirir alguns dos aromas domésticos normais.
Avisa o teu dono que as toalhas devem ir logo para lavar, não vá o cheiro da clínica veterinária ser distribuído pela casa.