Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

O que fazer se um cão atacar?

cao-ataque.jpg

 

1. Não entre em pânico

Dizem que os cães têm a capacidade de sentir o cheiro do medo e do nervosismo das pessoas. Se você gritar, correr ou ficar agitado, o animal ficará mais agressivo e poderá te atacar, acreditando que você seja uma ameaça. Sendo assim, o ideal a ser feito é permanecer quieto.


2. Não se mova

Quando um cão se aproxima com a clara intenção de atacar, é fundamental não fazer movimentos bruscos. Não procure espantá-lo nem assustá-lo, pois será ainda pior. O melhor que você pode fazer nesses casos é permanecer imóvel, com as mãos presas ao corpo, e desviar o seu olhar.


3. Não corra

Novamente, você precisa compreender que o cão enxerga a sua fuga como uma ameaça e, dessa forma, irá te seguir como faz quando deseja capturar um pássaro ou um inseto. E lembre-se de que ele pode ser mais rápido que você e ferrar sem que você perceba.


4. Defenda-se somente se for necessário

Quando o cão passa do latido e do grunhido para a intenção clara de morder, você pode se defender. Jogue nele alguma coisa que não seja muito pesada para que ele saia de perto de você.


5. Caminhar devagar

Se você perceber que um cão está se aproximando de você com a clara intenção de te ferrar, o melhor que você pode fazer é caminhar ao redor dele o mais devagar possível. Nada de fazer movimentos bruscos.

 

6. Analisar os sinais de alerta

Se você já sabe que existe um cão perigoso na esquina da sua casa, faça o possível para não passar por lá. Fale com o dono do animal, caso você tenha sido atacado mais de uma vez.

E, se não conseguir evitar o ataque e for mordido por um cão, deverá ir imediatamente a um médico. Não se esqueça de consultar os donos do cão para saber se ele tem todas as vacinas em dia e se sofre de alguma doença. A pior ameaça é a raiva, uma doença mortal e incurável se não for detectada e tratada a tempo.