Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Os gatos podem beber leite?

leite prara gatos

Um gato a beber de uma enorme taça de leite frio é uma imagem popular, mas a verdade é que, e mesmo parecendo um contrassenso, o leite pode fazer mais mal do que bem.
Durante as primeiras semanas de vida, dependem do leite materno para sobreviver. Repleto de proteínas, gorduras e anticorpos essenciais para o crescimento até às quatro semanas de vida, aproximadamente.


Contudo, caso tenha acontecido algo à mãe que a impeça de amamentar, não se deve dar leite de vaca. O correto é optar por um leite de substituição, que pode ser encontrado nas lojas da especialidade e aconselhado pelo médico veterinário.
O leite de vaca tem uma constituição totalmente diferente do leite de gata. Além disso, quando chegam à idade adulta, a maioria dos gatos é intolerante à lactose, o açúcar presente no leite de vaca, já que o organismo não contém a enzima necessária para digeri-la.


Contudo, o leite pode perfeitamente ser uma guloseima ocasional para os felinos, mas os donos terão de comprar leite específico para gatos que não contenha lactose. Aos gatos que não são intolerantes à lactose, ocasionalmente pode ser dado um pouco de leite de vaca, mas sem nunca substituir uma refeição ou água por leite. Lembra o teu dono que o leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a tua dieta, uma vez que não tem qualquer valor nutricional para um gato e podes passar uma vida inteira sem beber uma única gota.