Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Passear o cão sem trela? Porquê?

Com este artigo, pretendo alertar e sensibilizar as pessoas de que, enquanto tutores, nós somos responsáveis pelos nossos cães e por terceiros que se possam cruzar no nosso percurso e ter contacto direto com os nossos cães. Por muito sociável e obediente que o nosso cão seja, uma coisa é certa, NINGUÉM TEM O CÃO PERFEITO! E é com esta afirmação que pretendo fundamentar o porquê de aconselhar todos tutores a passearem os seus cães de trela, a partir do momento que saem de casa.

 

ScreenShot001.jpg

Obrigatoriedade por lei – O Decreto-Lei nº 314/2003 de 17 de Dezembro (Artigo 7) especifica que TODOS os cães são obrigados a andar de trela na via pública, independentemente de ser uma raça "potencialmente perigosa" ou não!

 

A segurança do cão – A trela é uma ferramenta que nos permite ter maior controle sobre as ações do nosso cão. Desta forma podemos prevenir que ele coma algo que não deva, que beba água que possa estar imprópria para consumo, que entre numa propriedade privada, que vá atrás de uma cadela ao cio... entre outros. O seu cão pode atravessar uma estrada e pode por a própria vida e a vida de um automobilista em risco.

 

Respeitar as outras pessoas – Todos nós conhecemos pessoas (adultos ou crianças) que por experiências passadas, ganharam medo a cães. Imagine que uma dessas pessoas está na sua caminhada habitual e de repente vê o seu cão (sociável) sem trela que corre na sua direção. Como é que acha que esta pessoa se vai sentir? Pense nestas pessoas que têm medo a cães e respeite-as!

 

Em prol da lei que vigora no nosso país, em prol da segurança do seu cão e em prol das outras pessoas e dos outros cães, use sempre a trela quando for passear o seu cão!

 

1 comentário

Comentar post