Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Porque meu gato lacrimeja tanto?

Normalmente não se trata de nada preocupante e limpando um pouco os olhos solucionamos o problema, mas dependendo da cor das lágrimas, do estado do olho e da duração do lacrimejo podemos saber o que está acontecendo com o nosso gato e de que forma devemos agir.

cuidar-olhos-gatos (2).jpg

 

Objeto estranho no olho

Se as lágrimas do seu gato são claras e vê que o seu olho está saudável, ou seja, não está vermelho, pode ser que simplesmente tenha algo dentro do olho que o está irritando, como um grão de pó ou um pelo. O olho tentará expulsar o objeto estranho de forma natural produzindo um excesso de lágrimas. No caso de o problema perdurar durante mais de um dia deverá levá-lo ao veterinário, uma vez que este tipo de lacrimejo deveria durar apenas um par de horas.


Lacrimal bloqueado ou epífora

O canal lacrimal é um tubinho situado numa extremidade do olho que faz com que as lágrimas saiam até ao nariz. Quando este está bloqueado produz-se um excesso de lágrimas que caiem pelo cara. Com o pelo e a humidade constante produzida pelo lacrimejo provocam-se irritações de pelo e infecções.

 

Se foi provocado por uma infecção, as lágrimas serão amareladas e o profissional será quem decidirá a administração ou não de antibióticos ou anti-inflamatórios. Quando se trata de uma pestana que está crescendo para dentro é preciso removê-la através de um procedimento cirúrgico muito simples.


Alergia

Os gatos podem sofrer alergias, tal como as pessoas. E, da mesma forma, podem acontecer por qualquer coisa, quer seja pó, pólen, etc. Além de alguns sintomas como a tosse, espirros e coceira no nariz, entre outros, a alergia também provoca secreção ocular. Deverá levá-lo ao veterinário para que faça exames.