Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Qual é a capacidade da memória do gato?

Ainda não existem estudos que determinem quanto tempo um gato pode recordar coisas. Algumas investigações apontam apenas para três anos, mas qualquer pessoa que tenha um gato consegue relacionar comportamentos a situações que o gato viveu há muito mais tempo.

memória gato.jpg

 

A verdade é que ainda não existe nenhuma opinião absoluta a este respeito. O que se sabe é que os gatos não só são capazes de recordar situações favoráveis ou desfavoráveis, para saber se devem ou não repetir, mas também armazenam na memória deles a identidade de pessoas e de outros pets (e as sensações que acompanham as experiências vividas junto deles), para além de que têm memória espacial.

 

Graças a esta memória espacial, o gato é capaz de aprender muito facilmente a localização dos objetos da casa, sobretudo aqueles que mais lhe interessam, como a cama, caixa de areia, pote de água e comida. Para além disso, são os primeiros a reparar que você mudou algo na decoração.

 

Você fica surpreendido que o seu gato salte para a cama uns minutos antes de você? Depois de uns dias vivendo em sua casa, o gato aprende rapidamente toda a sua rotina e por isso sabe a hora que você sai, a hora que você levanta, quando pode ir para junto de você dormir.