Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Que doenças são transmitidas pelas pulgas?

As pulgas são prejudiciais pois injetam saliva na nossa pele, através da qual podem transmitir parasitas sanguíneos ou causar alergias graves. A dermatite alérgica à picada da pulga ocorre em gatos que sejam alérgicos uma só picada é suficiente para desencadear esta doença.

ScreenShot002.jpg

 
Causando sinais como comichão (lamber, morder, etc.), inflamação/vermelhidão da pele, feridas com crostas, falhas de pelo, pele de cor escura ou pus, mau cheiro causado por bactérias e fungos e stress devido à comichão constante. As zonas mais afetadas são normalmente o dorso, a zona envolvente da cauda, a barriga, a parte de trás das patas traseiras e o pescoço.


O Mycoplasma é o agente que infecta principalmente os gatos jovens e pode ser transmitido pela saliva das pulgas. Podemos ser portadores da doença, mas só desenvolver sintomas quando o nosso sistema imunitário está debilitado ou quando estamos infectados pelo vírus da leucemia (FeLV) ou da imunodeficiência felina (FIV). Geralmente, deteta-se febre, apatia/depressão, diminuição do apetite, mucosas pálidas/icterícia (mucosas amarelas), perda de peso e anemia.


Devido a todos os efeitos negativos que as pulgas causam, o controlo da infestação deve ser feito cuidadosamente, mantendo a utilização de produtos anti pulgas durante todo o ano, assim como a higiene dos locais onde nos encontramos.