Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Tratamento para micose em gatos

Este post é uma contribuição através do nosso blog parceiro da nossa amiga Daniele do blog Manual dos Gatos. Obrigada Daniele!

 

a8ec3620388b0043abdf1f81ad2d1e0a.jpg

 

Shampoos específicos para micose contendo enxofre podem ser eficientes. Uma tosa, principalmente em gatos de pelagem longa pode ser de grande ajuda para aumentar a eficácia do tratamento e diminuir a disseminação da micose no ambiente. Seque sempre muito bem a pelagem de seu gato, pois em geral estes produtos utilizados para combater fungos podem ser tóxicos para ele.


Os banhos devem ser frequentes, pelo menos duas vezes por semana. Seu veterinário também poderá indicar shampoos medicinais apropriados para cada tipo de fungo. Alguns medicamentos podem ocasionar inclusive um amarelamento da pelagem, com o tempo voltará tudo ao normal, não fique alarmado com isso.


Existem vários remédios anti-fúngicos inclusive alguns desenvolvidos especificamente para uso em gatos. Estes remédios anti fúngicos inibem a multiplicação dos fungos. Isto permite que o sistema imunológico do gato retome a capacidade de combater a infecção causada pelos fungos. A administração destes remédios é via oral e só pode ser utilizada com prescrição veterinária.

 

Não devem ser utilizados em fêmeas gestantes ou que tenham intensão de acasalar, pois estas drogas podem afetar o desenvolvimento dos fetos. Estas drogas também podem desencadear efeitos colaterais em alguns bichanos, como enjoo, febre, cansaço, anemia, diarreia,. Por isso o uso desses medicamentos devem ser avaliados junto ao seu veterinário antes de ser uma opção de tratamento para seu gato.