4 curiosidades sobre os peixes coloridos
Os peixes existem há mais de 450 milhões de anos e são criaturas notáveis. Ao longo de milhares de séculos, eles passaram por excelentes adaptações para sobreviver no ambiente marinho: esse é o caso dos peixes coloridos.
1. A cor serve para a comunicação e para chamar atenção
As cores e os padrões desempenham um papel importante na comunicação dentro das espécies de peixes. A grande variedade de padrões de cores atesta a necessidade de os peixes se reconhecerem e se identificarem entre si. Em certas espécies, machos e fêmeas têm padrões de cores diferentes. Isso permite que cada peixe identifique o seu parceiro.
2. Os peixes coloridos têm uma estratégia de camuflagem
Acredita-se que a riqueza de padrões tenha sido selecionada como uma vantagem evolutiva. Os padrões permitem a camuflagem, o que mudou a relação entre predadores e presas.
Assim, em um recife, é possível observar padrões de cores incomuns, tais como listras horizontais e verticais, linhas que escondem os olhos, padrões de cores que imitam o ambiente.
3. A cor como advertência
O padrão de cores de um peixe venenoso manda uma mensagem clara apenas com a sua presença. As cores avisam os outros peixes de que eles são perigosos.
As cores de advertência são características dos peixes tóxicos ou venenosos. Entre eles estão o peixe-leão (Pterois antennata), com listras castanho-avermelhadas, o peixe-cofre-amarelo (Ostracion cubicus), com manchas pretas, e muitos outros peixes.
4. Os peixes coloridos não percebem as suas cores da mesma forma que nós
O ponto de partida natural para entender porque os peixes são coloridos é entender como os seus olhos funcionam. Para entender completamente esse ponto, é necessário lembrar que a cor é uma apreciação do cérebro humano.
Dito de forma simples, a luz atinge um objeto que absorve parte de suas ondas eletromagnéticas e reflete o restante, que atinge o olho humano. As ondas refletidas capturadas pelo olho humano são o que chamamos de cor.
No entanto, o olho humano não vê todas as ondas que compõem a luz. O alcance da luz “visível” varia do vermelho ao violeta. Existem ondas acima do vermelho e abaixo do violeta.
Os peixes, entre outros seres vivos, podem perceber espectros de luz que não visíveis aos seres humanos. Como consequência, os peixes têm uma imagem completamente diferente do mundo ao seu redor.