Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

6 flores que parecem animais

1. Erva-abelha
A erva-abelha (Ophrys apifera) é uma espécie encontrada na Europa e na Ásia Ocidental. Geralmente tem cerca de 30 centímetros de altura. Essa planta única recebe seu nome graças a um labelo que imita o abdômen de uma abelha fêmea. Possui 3 lóbulos que, por sua vez, apresentam pelos finos e sedosos.

Sua cor é marrom-escuro e possui algumas manchas do mesmo tom, porém mais claras. Também possui linhas brancas e amarelas. Curiosamente, essa aparência frequentemente atrai abelhas machos para polinizá-la. 

A erva-abelha é parente da Ophrys insectifera, que também atrai insetos para ser polinizada.

Erva-abelha


2. Orquídea pato voador
Essa espécie é única no mundo. A orquídea pato voador (Caleana major) é nativa da Austrália, onde prefere áreas altas e arenosas. Não ultrapassa os 40 centímetros de altura e é caracterizada por uma coloração entre tons vermelhos e verdes.

Em um único ramo, de 5 a 7 flores podem florescer, especialmente entre a primavera e o verão. Sua aparência única faz com que seu labelo e lábio se assemelhem a um pato voador. É polinizada pelo macho da mosca-serra (Symphyta).

Orquídea pato voador


3. Orquídea cara de macaco
Essa espécie combina 2 personagens do filme: os macacos e o Drácula. Seu nome científico (Drácula simia) se deve aos botões que dela surgem e se assemelham aos caninos de um vampiro. É uma planta exclusiva das áreas altas da Colômbia, do Equador e do Peru, pois cresce entre 1200 e 2000 metros acima do nível do mar.

Seu aroma se assemelha ao de uma laranja madura e não é uma flor típica de temporada, pois consegue florescer a qualquer momento em seu habitat natural. Sua comparação com o rosto de um macaco se deve ao arranjo de sua coluna, suas pétalas e seu labelo rosa e branco. A parte inferior é roxa e os pistilos desenham o focinho de um macaco.

Orquídea cara de macaco


4. Flor-papagaio
A flor-papagaio (Impatiens psittacina) é uma espécie de flores que parecem animais da família Balsaminaceae. Seu habitat é a Ásia, em países como Tailândia, Birmânia e Índia. Sua flor é roxo-clara e vermelho-carmim, que tem a forma de um papagaio voando quando vista de um lado. Pode ter uma altura de 50 centímetros.

Flor-papagaio


5. Orquídea-pomba
A orquídea-pomba ou Flor do Espírito Santo (Peristeria elata) é uma planta pertencente à família das orquídeas e está presente no Panamá. Na inflorescência, produz de 4 a 12 flores de um branco marfim intenso. Elas são adornadas com algumas manchas roxas, mas o mais impressionante é que uma pequena pomba emerge do labelo.

Foi encontrada a uma altura de 1100 metros acima do nível do mar. Devido à sua enorme beleza e caráter único, essa planta foi dizimada historicamente, por isso está em perigo de extinção.

Essa espécie é a flor nacional do Panamá. Está presente, mas em menor nível, nas florestas úmidas da Colômbia ou do Equador.

Orquídea-pomba


6. Orquídea-garça
É uma das orquídeas mais conhecidas do Japão, onde também é chamada de sagiso (Habenaria radiata). Distingue-se pela peculiar cor branca e pela forma de suas flores. Os lobos laterais do labelo lembram uma garça e suas pétalas simulam as asas dessa ave, com a qual em alguns casos compartilha habitat.

Essa é uma das flores que parecem animais que está em perigo de extinção.

A natureza ainda esconde muitos segredos e espécies de plantas e animais a serem descobertos, porém, o homem costuma ser a maior ameaça a essas flores exóticas que enchem seus habitats naturais de beleza e misticismo.

Orquídea-garça

Existem mais de 400 000 espécies de plantas no planeta. Bonitas, únicas e semelhantes a alguns seres vivos. Essas são algumas das características que definem as flores que parecem animais. A natureza é muito ampla e curiosa. A cada dia mais espécies da fauna e da flora são conhecidas no planeta, cada uma com particularidades e aspectos que as tornam únicas.