Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Alimentação para Gatos: Como escolher?

ração seca ou húmida

Para entender a importância da ração para a saúde do seu gato, pense que é dela que seu gato tira os nutrientes que precisa para se manter vivo. Basicamente, se a ração tem falta de algum nutriente, o corpo do seu gato terá falta dele também. Se a ração tem excesso de alguma coisa (tipo sal e corantes), o corpo do seu gato também terá excesso.

A curto prazo, o problema vai se contornando, o corpo se adapta… mas meses ou anos de uma dieta inadequada vão causar problemas, e só então o estrago que uma má ração faz fica evidente. Infelizmente, muitas vezes ele é irreversível e muitas vezes é descoberto tarde demais.
Prevenir é a melhor opção. E convenhamos que não é difícil, a ração já vem pronta.

1- Escolher a ração por cores
As rações que contem a cor verde tem muitos corantes. O verde é corante. Se fossem vegetais, seu gato provavelmente só comeria os grãos vermelhos. Rações coloridas estão entre as grandes vilãs da alimentação saudável pois são lotadas desses corantes.

Além disso… A maioria dos gatos não gostam de ração que tem cereais.
Por isso leia bem a embalagem antes de comprar.

2- Escolha pelos termos Premium e Super Premium
Esses termos existem por uma boa razão: eles nivelam a qualidade do alimento. As rações Super Premium são as melhores, normalmente com uma porcentagem maior de proteína animal e mais equilibradas nutricionalmente. As Premium vêm em seguida e por fim as “normais”. Só que um outro erro comum é…

3- Ração húmida
Saquetas, patê e latinhas são comida, são as chamadas rações húmidas. Não faz mal dar de mimo, os gatos adoram e é uma opção saudável. Mas vale a pena inserir na alimentação regular do gato. As rações úmidas têm mais água na formulação e ajudam a manter o trato urinário dos gatos mais saudável.

Por fim… não se esqueça das necessidades específicas do seu gato!

Filhotes, idosos, esterilizados, obesos, diabéticos… Existem gatos e gatos, cada um é único e tem necessidades específicas. Elabore uma dieta equilibrada e especial junto com o veterinário do seu amigo!