Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Alimentos prejudiciais à saúde dos cães e gatos

Existem diversos alimentos que podem ser extremamente perigosos para os animais de companhia. Deixamos-lhe algumas indicações para que tenha particular atenção e não dê aos seus animais nada que lhes possa fazer mal.


Abacate: Esta fruta tem um efeito negativo no sistema digestivo e músculo cardíaco. Os efeitos secundários decorrentes da ingestão de abacate são a letargia, dificuldades respiratórias, vómitos e diarreia.

Alhos e cebolas: A ingestão de cebola e alho tem como efeito a destruição dos glóbulos vermelhos provocando anemia. Os principais sintomas da sua ingestão por parte do animal de companhia incluem vómitos, urina vermelha e fraqueza.

Café e chá: Como estimulantes conhecidos do sistema nervoso, a sua ingestão pode suscitar distúrbios a nível do coração e sistema nervoso.

Chocolate: Possui um composto, designado teobromina, que quando ingerido em grandes quantidades se apresenta tóxico e pode colocar os animais em perigo de vida. Os sinais clínicos de intoxicação nos cães por intermédio da ingestão de chocolate incluem vómitos, tremores musculares, diarreias, desconforto e incontinência urinária.

Cogumelos: A ingestão de diferentes tipos de cogumelos pode provocar efeitos nocivos nos animais, como diarreia, náuseas e vómitos, dor abdominal, insuficiência hepática, depressão, hiperatividade, insuficiência renal, convulsões, salivação excessiva, micção, danos no coração e, em alguns casos, morte.

Lacticínios: Após o desmame o sistema digestivo dos animais começa a não tolerar a ingestão de lactose, razão pela qual a ingestão de lacticínios pode provocar vómitos e diarreia.

Ossos e espinhas: A ingestão de ossos e espinhas, sobretudos os de aves, podem ter como efeitos práticos a obstrução esofágica e intestinal, podendo, inclusive, resultar em perfuração intestinal.

Peixe cru: O peixe cru é detentor de uma substância que destrói a vitamina B e poderá, ainda, conter parasitas prejudiciais aos animais de estimação. Caso entenda incluir peixe na dieta do seu companheiro de quatro patas deverá fazê-lo somente muito bem cozinhado, pois o calor destrói estas substâncias nocivas ao organismo do seu pequeno amigo.