Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Aprenda a identificar pássaros pelo canto

Identificar pássaros por seu canto é difícil para os seres humanos por diversos motivos. Primeiro, porque estamos habituados a dar prioridade à visão, sendo mais fácil distinguir imagens do que sons. Segundo, porque existem diversas espécies de aves com cantos diferentes; e algumas delas até imitam os sons umas das outras. Foram desenvolvidos guias sonoros e morfológicos para ajudar a identificar pássaros pelo canto. No entanto, não é uma leitura fácil para iniciantes ou pessoas curiosas.

 

aves
A observação é a maneira mais eficaz de aprender a identificar pássaros pelo canto. Ao ouvir um pássaro cantar, você deve estar atento para associar sua morfologia com o som que produz. No entanto, o mais importante é ouvir atentamente as variações emitidas no canto. Caso contrário, todos parecerão idênticos.


É muito difícil lembrar de cabeça os diversos cantos das diferentes espécies de aves. Portanto, é essencial gravar o canto de cada um. Pode ser em um gravador ou telemóvel. Nenhum conhecimento vem sem esforço. Depois de fazer o “trabalho de campo”, ouvindo e registando os cantos de diferentes aves, é importante investigar os dados coletados.

E porque deixar de lado as facilidades da tecnologia? Você também pode aproveitar os aplicativos que permitem reconhecer o canto de uma ave em segundos. Até o momento, o mais indicado se chama “Bird Life” e está disponível para download na Google Play Store. Assim, a tarefa de identificar o canto de um pássaro se tornará muito mais simples.