Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

As pequenas grandes conquistas

Percebo que vou mudando um pouco o mundo quando vejo que mudei quem me rodeia. 

Passei o fim de semana em clausura. Uma repentina gripe atirou-me para o sofá, a chá com mel, brufen e muitos lenços de papel. Ontem o namorado foi ao supermercado fazer as compras da semana. Quando chega diz-me:

- Olha, estava a Pravi a fazer peditório lá no hipermercado então comprei para lhes dar um saco de ração e um pote de lixívia.

E fiquei tão orgulhosa dele. Normalmente vou eu, ou os dois, ao supermercado. Normalmente quando vejo um peditório para uma associação animal, contribuo sempre. Eu própria já abdiquei de fins de semana para ir fazer esses peditórios. Sou das que anda com ração de cão no carro para poder alimentar um cão de rua esfomeado. Sou a que tem ração e água sempre disponível no terraço para os gatos vadios. E estes meus pequenos gestos podem não salvar todos, podem não mudar o mundo, mas chegam aos que me rodeiam. E apercebo-me que há mais vizinhos a alimentar os animais (cães e gatos) que andam na rua, e vejo que o meu namorado de muitos anos não só é incapaz de deixar à sua sorte um gato bebé que encontrou na fábrica onde trabalha (o nosso Suki), como, mesmo sem mim, contribui para a causa animal nos peditórios nos supermercados.

Não é preciso muito para ajudar. Quando virem uma associação num supermercado, não é só ração/comida que eles precisam para os animais a cargo. Se não tiverem possibilidade de comprar um saco de ração, dêem outras coisas mais em conta, mas igualmente importantes para zelar pelos animais e pelo espaço onde estão. Deixo alguns exemplos:

- areia para gatos, tão importante e sempre esquecido;

- potes de lixívia para limpar o espaço;

- sacos do lixo;

- vassouras, esfregonas e pás do lixo (até podem ser usadas);

- mantas, tapetes, toalhas, cobertores (também podem ser usadas, daquelas que já não utilizam em casa por estarem velhas ou gastas);

- comedouros/bebedouros (aqueles tupperwares que andam em casa, perdidos, sem tampa, que já não usam, ou mesmo aquele tacho velho, sem uma pega, ou com o fundo manchado, dão para pôr comida aos animais num abrigo);

- camas para animais (o cesto da roupa está partido numa asa? um cão não se importa, e ganha uma cama);

- brinquedos e acessórios, como trelas, escovas, artigos de higiene;

- pipetas para pulgas;

- outros.

Nem só de comida precisam os animais. Claro que é a principal preocupação, a diária: garantir o alimento mínimo aos animais recolhidos, e não imaginam o desespero de uma associação quando vê o stock alimentar a reduzir drasticamente, tendo de racionar ainda mais as porções a dar a cada animal. Mas se puderem doar coisas que têm em casa que não usam, só vos ocupa espaço e o destino provável é o caixote do lixo, lembrem-se que aquilo que é lixo para vocês pode ser um luxo para estes animais. Se vos faz confusão doar dinheiro a associações de animais, ajudem com doações em géneros, alimentares ou não, ou então vejam com que clínicas veterinárias as associações trabalham e deixem lá um donativo para abater a conta da associação. 

Há tantas formas de ajudar. Algumas nem precisam de gastar dinheiro. Basta um pouco de tempo e dedicação.

Podemos não salvar todos, podemos não mudar o mundo, mas se cada um fizer um bocadinho, der um pouco de si, acreditem que é uma enorme ajuda a quem vive na constante preocupação de manter estes animais a salvo.