Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Benefícios de ter Animais de Estimação em casa

Além de companheiros, cativantes e leais, segundo estudos, os animais de estimação proporcionam uma maior qualidade de vida. Não importa se você gosta mais de gato, cão, pássaros, peixes, tartarugas ou então aqueles animais de estimação exóticos como chinchila, furão ou porquinho da india. O importante é ter um animal de estimação em casa.

 Afinal, quem nunca ouviu a frase “O melhor amigo do homem”? E ela não inclui só os cães, mas qualquer animal que você escolher. Tudo bem, que eles exigem alguns cuidados, mas comparados aos seus benefícios, tornam-se poucos. Confirme algumas das vantagens de ter um animal doméstico. 

Animais-de-estimacao-combate-a-depressao.png

 Combate à depressão - Segundo estudos da Inglaterra, a companhia de um animal de estimação ajuda a evitar o isolamento de pessoas com idades entre 65 e 78 anos. Além disso, a relação humana com os bichinhos, que vão de trocas de carinho a apoio e segurança, melhoram a autoestima, o interesse pelo outro e o crescimento nos hábitos positivos.

 Hormônios da Felicidade - Serotonina e dopamina são duas substancias responsáveis pela sensação de prazer e alegria, e segundo estudos, a troca de afetividade entre humanos e animais, tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação dessas substâncias, que reduz a ansiedade e relaxa o corpo.  Além disso, a presença de um mascote em casa torna os afazeres do dia a dia mais agradáveis e menos desgastantes.

 Incentivo a prática de atividades físicas - Ter um animal de estimação torna a vida mais ativa e menos sedentária. É preciso levá-lo para passear, assim tona-se uma atividade mais constante. Pode ser esse, um incentivo para a prática de exercícios, e tornar a vida um pouco mais saudável.

  • Proteção contra alergias - A imunoglobulina A é um anticorpo presente nas mucosas, ela é responsável na prevenção de diversas doenças e alergias. Com o relaxamento que o convívio com os animais de estimação proporciona, acontece o aumento desse anticorpo, assim, pessoas que tem convívio com seus bichinhos são mais resistentes a esses tipos de doença.
E se você ainda não tem um animal de estimação, nunca é tarde para ter o seu, só é preciso avaliar o espaço que você tem em casa e os custos que esse amiguinho pode ter!