Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Camomila, uma planta medicinal para os animais de estimação

A camomila é uma planta medicinal que podemos dar ao animal para aliviar certas doenças específicas, mas sempre depois de consultar o veterinário.

Ultimamente, parece que todos queremos uma vida mais saudável, descartando processados ​​e recorrendo a remédios naturais sempre que possível.  A camomila é uma boa opção.

Camomila, uma planta medicinal para os animais de estimação

A camomila é uma planta que combina tanto com humanos quanto com animais de estimação.

Embora os humanos tomem chás quentes, para os animais devem ser frios ou, na melhor das hipóteses, mornos.

Podem usar a camomila para:

 

Sistema digestivo

É muito saudável usar camomila nas ocasiões em que notamos má digestão, estômago inchado, flatulência ou diarreia. Os veterinários afirmam que o uso dessa planta é um bom método para desinchar e, assim, aliviar a dor de estômago.


Nervos e ansiedade

Se o seu animal de estimação for daqueles que fica nervoso ou facilmente assustado diante de estímulos externos, como fogos de artifício, carros ou outros sons ou situações, tomar camomila será um bom remédio. Esse efeito vem da apigenina, que tem uma ação relaxante.


Pele irritada

Quando percebemos que a pele do animal está irritada, seja por causa da picada de algum outro animal ou por uma alergia, podemos usar a camomila.

Para isso, podemos preparar a infusão e aplicá-la com compressas a fim de reduzir a inflamação, a dor e a coceira no animal.


Olhos

Nos casos de conjuntivite ou irritação ocular, a camomila também será eficaz no alívio da dor. Vamos molhar um pouco de algodão na infusão de camomila e aplicar delicadamente na área dos olhos.

 

Considerações importantes sobre a camomila

Em primeiro lugar, sempre devemos consultar o veterinário com antecedência sobre a possibilidade de usar plantas medicinais no nosso animal de estimação.

Mesmo que a camomila seja uma opção aceitável, não custa perguntar para garantir que você a usará corretamente. Alguns animais podem ser alérgicos.