Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Como agir diante de uma medusa?

O fundamental é manter distância desse animal, já que sua picada é venenosa e muito dolorosa. Embora já esteja morta na beira da praia é preciso evitar o contato com elas, pois seu veneno continua latente.

medusa

A medusa é facilmente reconhecível por causa de sua forma de “sino” e suas “pernas” longas em forma de véu. Além disso, chamam a atenção por seu aspecto gelatinoso, porque se movem muito rapidamente e, para isso, enchem essa “bolsa” superior de água. Algumas espécies de medusa têm a capacidade de brilhar para se defender de predadores.

 

Os tentáculos desse animal são compostos por células urticantes, que servem para capturar suas presas ou evitar ser capturada. Cada filamento injeta veneno, cuja toxicidade ou risco vai depender da espécie que recebe a picada. No caso das pessoas, o contato com uma medusa e seu veneno provoca ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

 

A melhor maneira de evitar a picada de uma medusa é se afastar das zonas onde elas aparecem normalmente. Além disso, recomenda-se não incomodá-las nem tocá-las, inclusive, quando estiverem mortas na beira do mar, já que seu veneno continua latente por vários dias depois da morte.