Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Como limpar as remelas de seu cão?

O hábito de limpar diariamente os olhos de seu cão, além de uma questão de higiene, pode evitar problemas oculares, como conjuntivite. Temos que levar em conta que os olhos de nossos cães se sujam quando eles brincam no parque, ou quando esses animais estão em contato com outros pets.


O cuidado com os olhos e a retirada das remelas é fundamental para que as partículas de sujeira não entrem no globo ocular do cão. Se essas partículas continuarem lá, podem causar uma infecção.

Os cuidados com os olhos vão variar de acordo com o tipo de cão. Os que têm os olhos saltados necessitam de mais cuidados.

Caso as remelas estejam um pouco duras, o melhor é humedecer a gaze em um pouco de água morna para conseguir amaciá-las.  Se os olhos de nosso animal de estimação estão avermelhados e as remelas são verdes e duras, pode ser um sinal de que há uma infecção na zona ocular, como a conjuntivite.

Se ocorrer isso, o melhor é ir diretamente ao veterinário para tratar a infecção. Nunca tente solucionar certos problemas com métodos caseiros, como soros ou outros remédios. Nesse último caso, métodos errados poderiam agravar o problema ocular.

O aconselhável é habituar os nossos cães desde pequenos a essa higiene. Dessa forma, evitaremos que o animal fique nervoso ao realizarmos a limpeza. É importante mostrar tranquilidade e serenidade, para acalmar o cão e para que ele assimile o processo como algo natural e cotidiano.


Na hora de retirar as remelas…

O processo adequado é embeber um pedaço de gaze em uma solução fisiológica especial para a limpeza dos olhos. Ou em chá morno de camomila. Iremos deslizando com suavidade de cima para baixo sobre seus olhos, tirando a sujeira pouco a pouco.