Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Como tratar a infecção urinária de seu cão


O sistema urinário se encarrega de eliminar toxinas e outros resíduos de que o corpo não necessita. Por isso, quando não se urina o suficiente, estes resíduos podem ir se acumulando nos canais urinários, chegando a bloqueá-los e acarretando uma infecção urinária.

A infecção urinária pode ter várias causas, como os cálculos renais, os tumores, humidade excessiva e outras. Normalmente ela é causada nos cães pela bactéria Escherichia coli, embora os animais também possam ser afetados por fungos e outras bactérias.

No caso dos cães, ocorrem mais casos em fêmeas, já que a uretra delas é mais curta e larga, o que facilita a entrada de bactérias e parasitas. Além disso, as fêmeas urinam muito menos que os machos, facilitando assim a obstrução dos canais urinários.

Reconhecer o que se passa com os nossos pets nem sempre é fácil, seu corpo e a linguagem corporal sempre nos dizem de uma maneira ou outra, dando a entender o que podem estar sofrendo.

Como saber se o nosso cão está com uma infecção urinária? Estes são alguns dos sintomas. Esteja bem atento ao seu pet:


Urina que cheira pior do que o habitual
Sangue na urina
Urina turva
Esforços para urinar, sem resultados
Pouca quantidade de urina
O cão urina mais que o habitual
Febre leve
Perda de apetite
Inflamação da genitália
Lambidos repetidos na área
Depressão

Se você vir um ou mais destes sintomas em seu cão, leve-o ao veterinário. Ele irá determinar se se trata de uma infecção através de uma amostra de urina. Receitará antibióticos e, caso os antibióticos não funcionem, ele fará um exame chamado urocultura.

O exame consiste em introduzir um pequeno tubo pelo aparelho urinário que permitirá identificar de maneira concisa que tipo de fungo ou bactéria está causando a infecção para, então, iniciar o tratamento mais adequado. Lembre-se de que seu pet é um ser vivo e merece os melhores cuidados.

 Aumentar a quantidade de líquidos que o cão bebe é a melhor maneira de limpar os canais urinários e fazer com que o animal expulse tudo. Você poderá lhe introduzir a água com uma seringa, já que será difícil que ele beba sozinho mais do que o habitual.