Como tratar a infecção urinária de seu cão
No caso dos cães, ocorrem mais casos em fêmeas, já que a uretra delas é mais curta e larga, o que facilita a entrada de bactérias e parasitas. Além disso, as fêmeas urinam muito menos que os machos, facilitando assim a obstrução dos canais urinários.
Reconhecer o que se passa com os nossos pets nem sempre é fácil, seu corpo e a linguagem corporal sempre nos dizem de uma maneira ou outra, dando a entender o que podem estar sofrendo.
Como saber se o nosso cão está com uma infecção urinária? Estes são alguns dos sintomas. Esteja bem atento ao seu pet:
Urina que cheira pior do que o habitual
Sangue na urina
Urina turva
Esforços para urinar, sem resultados
Pouca quantidade de urina
O cão urina mais que o habitual
Febre leve
Perda de apetite
Inflamação da genitália
Lambidos repetidos na área
Depressão
Se você vir um ou mais destes sintomas em seu cão, leve-o ao veterinário. Ele irá determinar se se trata de uma infecção através de uma amostra de urina. Receitará antibióticos e, caso os antibióticos não funcionem, ele fará um exame chamado urocultura.
O exame consiste em introduzir um pequeno tubo pelo aparelho urinário que permitirá identificar de maneira concisa que tipo de fungo ou bactéria está causando a infecção para, então, iniciar o tratamento mais adequado. Lembre-se de que seu pet é um ser vivo e merece os melhores cuidados.
Aumentar a quantidade de líquidos que o cão bebe é a melhor maneira de limpar os canais urinários e fazer com que o animal expulse tudo. Você poderá lhe introduzir a água com uma seringa, já que será difícil que ele beba sozinho mais do que o habitual.