Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Conselhos para futuros donos de gatos




Qual a Idade ideal?
A partir de 2 meses.
Um gatinho só deve sair de junto da sua mãe e irmãos depois de completar os dois meses.

A partir das 3 semanas ele pode começar a comer comida sólida e a aprender a ir a casa de banho. Também a qualidade do contacto humano é importante, se o gatinho for maltratado por pessoas ou estas se limitarem a alimenta-lo ele não terá um bom relacionamento com pessoas.


Um ou dois gatos?

Outra questão importante é se vamos adquirir um só gatinho ou mais. Hoje em dia a maior parte das pessoas trabalha o dia inteiro, deixar um animal sozinho em casa todo o dia pode se tornar muito aborrecido e triste para ele.
Por isso acho que se gosta de gatos será sempre melhor para si e para ele arranjar-lhe uma companhia. Os gatos tornam-se mais calmos e felizes quando têm uma companhia felina.

Um Segundo Gato

A maioria dos gatos não é "filho único", ter um gato é uma experiência tão fantástica que a maioria das pessoas não consegue ficar só com um.
Entretanto, muitas dúvidas ainda persistem, algumas pessoas acham impossível para um gato adulto habituar-se a um novo membro da família.

Não tenha medo de tentar. Além disso, ter dois gatos é muito melhor para eles e para si.
Eles nunca se sentirão sozinhos. Raramente um filho único recebe outro com uma lambidela de boas vindas, é preciso calma e paciência com o gato residente.


Macho ou fêmea?

Se queremos um gatinho para companhia, surge a dúvida, será preferível um macho ou uma fêmea? Acho uma questão de difícil de resposta, dependente da personalidade do gato, do ambiente em que vive. Um macho, se viver perto de gatas ou outros gatos torna-se mais afirmativo, mas sozinho pode ser igualmente dócil e meigo.

Onde adquirir o gato?

Caso esteja a pensar em adoptar, existem muitas associações/canis e pessoas que recolhem animais abandonados, e no caso dos gatos, a hipótese de encontrar gatinhos bébes é muito grande. Desaconselho totalmente a compra nas lojas, onde além dos animais serem mais caros, não conhece os progenitores nem o ambiente em que este cresceu.