Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Curiosidades sobre Libélulas #4

 As libélulas são predadores carnívoros que exercem uma função vital no ecossistema. Afinal, ingerem grande número de mosquitos e evitam doenças como febre amarela ou malária. Sem dúvida, as libélulas estão entre os insetos que mais fascinaram e despertaram a curiosidade dos seres humanos.

libélulas

 

Atualmente, são conhecidas mais de 5,5 mil espécies diferentes de libélulas. As libélulas são caracterizadas por seu abdômen fino e alongado. Sua morfologia ocular lhes dá uma visão verdadeiramente privilegiada, cujo campo visual pode atingir 360 graus. As libélulas têm seis patas, cada uma delas coberta por minúsculos pelos, que lhes permitem capturar suas presas.

 

A grande maioria das espécies de libélulas é nativa de climas quentes, principalmente de regiões tropicais e subtropicais. No entanto, elas podem ser encontradas em todos os continentes, com exceção do Polo Norte e da Antártida. Além disso, o tempo que viveram em nosso planeta é uma prova de resistência e adaptação.

 

Sua estrutura corporal leve e alongada, junto com suas quatro asas poderosas e seus anéis, permite que elas alcancem grandes velocidades. Uma libélula pode voar continuamente por horas sem diminuir a velocidade média de 60 km/h .