Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Curiosidades sobre o gato siamês

Este gato vem do Sião, que hoje é conhecido como Tailândia; daí o seu nome. Originalmente, este gato foi adotado e usado exclusivamente como animal de estimação pela família real tailandesa.


Nas origens do gato siamês, acreditava-se que este era um grande defensor dos espíritos, uma vez que de alguma forma poderia absorver o espírito do falecido e fazê-lo permanecer vivo, evitando os ataques de espíritos malignos. A fim de mantê-lo vivo o maior tempo possível, o gato foi levado a um templo em que lhe foi oferecida uma vida de luxo.

Apesar da reputação de gatos preguiçosos, os siameses são felinos muito ativos. Não é um gato que gosta de ficar sozinho em casa, pois ficará facilmente entediado.
O gato siamês adora miar, e embora já saibamos que todos os gatos têm diferentes miados para se comunicar, este se destaca acima de todos os outros. Ele é capaz de emitir diferentes sons.

Décadas atrás, havia muitos casos de estrabismo em gatos siameses, por isso acreditava-se que isso seria algo intrínseco à raça. No entanto, com o passar do tempo, esse defeito tem diminuído e foi praticamente erradicado.