Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Dica da Semana - Como incentivar seu Gato a beber mais água

Os gatos são bastante selectivos em relação à água que bebem. Só que os instintos falam mais alto e muitos gatos acabam por não beber a quantidade necessária de água da vasilha. Problemas renais e urinários são infelizmente muito comuns entre os gatos domésticos, especialmente machos castrados, por motivos hormonais.


Muitas vezes sedimentos e pedras nos rins ou na bexiga passam despercebidos até que a situação se torne uma emergência com risco de vida. E, além disso, a desidratação é tão perigosa para eles quanto para nós (e para os cães).

Por todos esses motivos, é importante incentivar o seu amigo a beber água, bastante água.

E não é tão difícil quanto parece, confirme:


1. Deixe a água longe da ração.
Esse erro é espantosamente comum e é o principal motivo para os gatos beberem pouca água. Na natureza, se tem um animal morto (comida) perto da água, as chances de ela estar contaminada são altas. Então seu gato pode assumir que a água do lado da ração está contaminada, e não bebe o suficiente.


2. Troque a água várias vezes ao longo do dia.
Água fresca é muito melhor do que água parada, e seu gato sabe.


3. Coloque a água em locais que o gato gosta e circula.
Você nunca teve preguiça de ir até a cozinha buscar água no meio da noite? Seu gato também tem. Coloque vasilhas em lugares que ele fica e em lugares de passagem, para facilitar e ajudá-lo a lembrar que ele precisa beber.

4. Não deixe a água no sol.
Coisa básica, mas muita gente esquece que o sol muda de posição ao longo do dia. Preste atenção nisso.


5. Mude o formato da vasilha.
Os gatos não gostam de molhar os bigodes e encostá-los na beirada da tigela. Experimente vários formatos para descobrir qual seu amigo prefere. Alguns gatos gostam de beber água em bacias largas.


6. Dê ração húmida (saqueta ou latinha).
Seu gato absorve a água desses alimentos e não só fica mais hidratado, mantendo a saúde trato urinário e o peso ideal. As rações húmidas em patê geralmente são melhores, pois os pedaços ao molho têm menos água.