Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Dicas para ajudar um cão assustado por ruídos

 Há barulhos diferentes que causam ansiedade em nosso cão e até mesmo geram taquicardia. Uma ambulância, chuva, um estrondo, fogos de artifício… Alguns permanecem impassíveis a estes sons.

Há alguns truques para tentar ajudar um cão assustado. Sabemos que como donos (as) com certeza deve se sentir mal ao vê-lo sofrer assim.


Crie uma área segura. Quando seu cão ouve ruídos que despertam medo, é normal que ele queira fugir ou se esconder. Os animais não pensam, mas agem por instinto. Lembre-se de que, se houver móveis ou outras coisas que impeçam o caminho do seu cão durante a fuga ou tentativa de se esconder, que isso poderá causar ferimentos nele.

Se você acha que, por exemplo, vai ter fogos de artifício, abra caminho para que seu cão se esconda debaixo da cama ou em qualquer lugar que ele costuma fazê-lo.
Ou que seu cão correrá para a transportadora, é melhor remover a porta e deixar a caixa em um local em que ele pode vê-la. Claro, sem qualquer objeto que obstrua a passagem.

Você não pode se antecipar a outros ruídos, como outros fogos de artifício, ambulâncias ou algum estrondo, mas prepará-lo durante os eventos programados fará com que ele se sinta mais seguro e confiante sempre. E, acima de tudo, não se preocupe. Medo de barulho é algo inato em cães e ainda não sabemos bem o porquê. Talvez, incomode-os por ouvirem com muito mais precisão do que nós.