Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Donos de animais mais felizes e saudáveis


Se você tem um animal de estimação, ou vários, certamente é uma pessoa feliz. Mas agora esta felicidade parece estar certificada por estudos científicos que também revelam que a convivência com animais domésticos faz com que os donos destes animais sejam mais saudáveis.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Miami, de Ohio (Estados Unidos) e assinala também que os donos de animais de estimação possuem uma autoestima maior tendem a ser menos solitários e temerosos e também mais extrovertidos. Os pesquisadores concluíram que os animais de estimação produzem benefícios psicológicos e físicos em seus donos e são uma fonte importante de apoio social.

E que, além do já conhecido suporte que dão a pessoas com diferentes problemas de saúde, também manifestam consequências positivas em pessoas saudáveis.

Na lista das coisas boas que os nossos queridos animais de estimação nos trazem, além de todo amor, encontram-se:

  • Maior felicidade;

  • Menos stress;

  • Motivação para realizar exercícios físicos;

  • Diminuição da pressão arterial;

  • Colesterol estável;

  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;

  • Maior possibilidade de sobrevivência após um ataque cardíaco.

Também, uma pesquisa da Universidade da Austrália Ocidental indicou que mais de 70% das pessoas que possuem animais de estimação afirmaram que nunca, ou muito raramente, se sentem sozinhas.


Interagir com gatos, cães ou com outros animais que você possa ter escolhido, traz inúmeros benefícios para todas as idades. Comprovou-se que as crianças que crescem com animais de estimação tendem a ser mais responsáveis, disciplinadas, compassivas, cooperantes e generosas.

Em relação aos idosos, os animais de estimação não só elevarão a autoestima deles, mas também irão proporcionar uma ocupação e uma responsabilidade quotidiana que por sua vez será correspondida com afeto. Também potencializarão a vitalidade e reduzirão os sentimentos de tristeza, de ansiedade e da temida depressão.