Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Formas de ajudar Associações de Animais

Muitos de nós gostaríamos de ajudar cães, gatos e outros animais resgatados que vivem no canil ou gatil da nossa zona, mas na realidade isso pode ser muito difícil.

maopata.jpg.jpg

Doar dinheiro seria a opção mais fácil, mas a nossa conta bancária nem sempre o permite. Outra opção é doar o nosso tempo, mas nem todos têm horas disponíveis para dispensar. Não desesperes, há muitas maneiras de ajudar associações de animais sem investir uma tonelada de tempo, dinheiro ou energia.


Deixamos-te 5 pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença em associações de animais:


1 – Espalha a palavra

Pendurar cartazes ou distribuir panfletos sobre eventos ou fotografias de animais para adopção em clínicas veterinárias, lojas para animais, parques ou cafés. Partilhar no teu perfil do Facebook, Pinterest, Twitter ou outras redes sociais fotografias de animais que estejam para adotar nas associações de animais da tua zona.

2 – Passeia cães e dá carinho a gatos

Muitas vezes as associações têm poucas pessoas para exercitar os animais e socializar com eles. Se és bom com cães doa uma hora da tua semana (ou mais!) para passear um. Tempo de brincadeira tem enormes benefícios psicológicos e físicos para os animais que estão à espera de ser adotados.

Se és mais uma pessoa de gatos, não te preocupes, eles também precisam de socializar! Carinho, brincadeira e interacção com pessoas prepara-os para a sua nova casa, quando forem adoptados.

3 – Recolhe material

Da próxima vez que fores ao supermercado compra comida, trelas, produtos de limpeza, brinquedos ou areia para gatos e doa-os a uma associação.

Se já não precisares de alguma coisa que tenhas em casa pensa se isso não será útil a uma associação. Por exemplo, sofás, almofadas, mantas, toalhas ou peluches podem ser utilizados. Fica atento se algum amigo ou familiar já não precisa desse tipo de coisas também.

4 – Usa os teus talentos especiais

Jeito para a costura: Cria brinquedos caseiros ou panos para camas, utilizando T-shirts, jeans ou cobertores antigos. Podes costurar “Adota-me” em coletes ou lenços para que os animais que estão para adoção ??usem enquanto estão fora em passeios ou eventos.


Jeito para a bricolage: Ajuda em pequenas reparações ou melhorias nos abrigos para animais resgatados.

Contabilistas e advogados: Se tens alguma destas formações podes ajudar as associações a manter tudo organizado e dentro da lei.

Treinadores: Se tens formação em treino de cães podes ser uma enorme vantagem para uma associação. Um comportamento mais equilibrado torna os cães muito mais “adotáveis”.


Web designers: As associações precisam de actualizações constantes nos sites, como por exemplo, colocar informações sobre animais para adotar, eventos, pedidos de doações ou apenas dar um aspecto profissional ao site.

Especialistas em Redes Sociais: Esta é uma área é essencial para as associações espalharem a palavra sobre animais que têm para adoção. Alguém com conhecimento em Facebook, Twitter ou Pinterest, com habilidade para escrever e agendar actualizações, pode ser gerar um grande aumento de adoções bem sucedidas.

Fotógrafos: Imagens de alta qualidade fazem uma grande diferença na rapidez com que os animais são adotados.

5 – Família de acolhimento temporário

Estar num canil ou gatil pode ser muito stressante e triste para os animais, além disso são locais que enchem muito rápido. Encontrar casas temporárias enquanto os animais estão à espera de ser adoptados liberta espaço para animais acabados de ser resgatados.

Esta pode não ser uma maneira muito fácil de ajudar, mas poderá ser uma das mais importantes.