Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Gato - Cego e Feliz. Porque não?

gato_que_veste_oculos_de_sol_poster-rb9f24c4d85aa4
Assim como acontece com os humanos, existem gatos que nascem com problemas visuais, enquanto outros os adquirem por doença, acidente ou velhice.
Com a ausência ou a diminuição da visão, o cérebro se transforma para privilegiar outros sentidos. Ganham importância principalmente o olfato, a audição e o tato.


Primeiros sinais:

O gato fica desorientado, fica hesitante ao caminhar, esbarra nas coisas.

Pode desenvolver comportamentos incomuns até se adaptar.


Pode miar insistentemente (quando desorientado ou buscando  por proteção).

É muito importante que os olhos do gato sejam cuidadosamente examinados periodicamente pelo seu veterinário.

O que observar:

-Olho

Observe se há mudanças na cor da íris

Se o olho parece estar nublado

Se uma pupila difere da outra

Estrabismo

Inflamação no globo ocular (vermelhidão)

A pupila está sempre dilatada (mesmo na presença da luz)

Os olhos dos felinos saudáveis ??são brilhantes e claros, as pupilas são simétricas e estreitas, o tecido que reveste a pálpebra tem uma cor rosa saudável, e a membrana da terceira pálpebra não irá sobressair.

-Comportamento

- Se você mover o mobiliário e ele esbarrar nas coisas é um bom indício de perda da visão.

- Alguns animais de estimação tornam-se mais dependente do dono, basicamente eles te tratam como um guia, e passam a segui-lo por todo lado.


 Cuidados para facilitar o dia a dia do seu gato deficiente visual


1-  Nunca mude o mobiliário da casa de lugar. o gato cego ele meio que "decora o ambiente em que ele vive" assim como um ser humano cego consegue se identificar na sua casa, é importante se possível não mover móveis de lugar.

2- A cama do gatinho deve sempre ser mantida no mesmo local, de fácil e conhecido acesso, assim como potes de água (uma fonte é uma boa opção, o barulho ajuda na sua localização) e comida e caixas de areia.

3- Brinquedos. O som é também importante para um gato cego. Brinquedos barulhentos, como bolas com sinos, um saco de papel barulhento ou uma bola de papel amassado irá aguçar os instintos de tentar “caçá-los”.

4- Forre todas as quinas de móveis ou superfícies cortantes que ofereçam risco caso seu gatinho se choque contra ela. Você pode usar pedaços de carpete, plástico bolha, espuma, etc...

5- Também é importante protegê-lo de quedas em escadas usando portões de segurança, até que esteja bem inteirado de todo espaço

6- Em várias casas do animal de estimação, outro cão ou gato pode servir como um guia para o animal cego. Ajude o seu animal de estimação cego, anexando um sino ou outro fabricante do ruído à coleira do outro animal.