Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Leucemia felina

O vírus da leucemia felina é uma das doenças infecciosas mais graves que afeta os gatos. Ela é causada por um retrovírus, que uma vez no animal,  pode causar vários problemas, incluindo a transformação de células normais em células cancerígenas malignas. Normalmente, o vírus  impede que a medula óssea produza glóbulos vermelhos e, como resultado, o animal fica muito anêmico.



Jovens gatinhos estão altamente suscetíveis a infecções e doenças causadas pelo FeLV. Gatos adultos e filhotes mais velhos do que 16 semanas parecem ser menos propensos a esta doença, e apresentam uma forte resistência natural a ela. Embora alguns gatos infectados possam viver por muitos anos, o curso da doença difere de animal para animal, dependendo da idade, imunidade e força específica do vírus causador da infecção. Assim que um gato começa a mostrar os sintomas, o tratamento é muitas vezes inútil; gatos, muitas vezes, pioram rapidamente e, então, morrem.

A vacinação contra a doença só é recomendada para gatos com estilos de vida que os colocam em risco de exposição ao vírus. Gatos de rua, gatos que ficam fora e dentro de casa, assim como gatos que podem ser expostos a outros gatos infectados com o vírus devem ser vacinados.

É importante ressaltar que a vacina não protege totalmente contra gatos infectados, por precaução devem ser vacinados filhotes, dar outra dose de reforço três semanas depois, seguida de uma dose de reforço anual.