Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Medo de aranhas: como superar?

Em primeiro lugar, é essencial diferenciar entre medo e fobia. Ter medo de aracnídeos é relativamente normal, pois isso nada mais é do que um mecanismo evolutivo. Os humanos temem por natureza os animais que possam prejudicá-los, e algumas aranhas e tarântulas têm venenos bastante poderosos.

Medo de aranhas: como superar?

Já a fobia é algo diferente, pois apresenta sintomas muito mais graves, tais náuseas, crises de ansiedade, taquicardia ou paralisia na presença de uma aranha. Nesses casos, procurar um psicólogo será sempre a melhor opção, uma vez que são distúrbios mais graves que geralmente exigem ajuda profissional.

 

Para superar um medo, é preciso enfrentá-lo. Isso não significa que uma pessoa com medo de aranhas deva ser jogada em uma piscina cheia delas, mas sim que ela deve se expor à sua existência pouco a pouco. Aceitando a ideia que a aranha existe.



Superar um medo é motivo de orgulho e só tem aspectos positivos. Isso vai permitir que você aprenda a valorizar um dos invertebrados mais fascinantes do mundo animal. Além disso, as aranhas são ótimas companhias, pois se alimentam de mosquitos e outros insetos transmissores de doenças.