O perigo dos sacos de plástico
Chega a casa, depois das compras e conforme vai guardando as compras, deixa os sacos plásticos num lugar que o seu gato tem acesso. Então descobre que seu bichinho achou um brinquedo novo. Acha tão engraçado vê-lo distraído com o saco e fica com pena de lhe tirar o "brinquedo". Sem saber que está expondo o seu gato a um risco de vida.
O primeiro, e mais óbvio, é o risco de asfixia. Mas esse não é o único risco. O simples facto de ingerir plástico já é um grande problema, pois não sabemos exactamente sua composição química ou se é reciclado; e os produtos usados na sua composição podem levar a uma intoxicação.
Por ser um objecto estranho ao sistema digestivo do animal, normalmente causa irritações como vómito e/ou diarreia (chegando à diarreia de sangue). Mas existe ainda um outro risco que poucas pessoas se lembram, mas não menos perigoso: o animal pode ficar preso nas alças do saco.
Se o seu gato gosta dos sacos porque não dar antes uma caixa de cartão? Até serve como arranhador e eles gostam de se esconder lá dentro.