Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Obesidade canina

O sobrepeso excessivo pode causar problemas cardíacos, pulmonares, nas articulações e artrite e que podem impedir que o animal tenha uma vida feliz e saudável. A obesidade é fruto de uma má alimentação, podendo causar doenças cardíacas, ósseas e musculares e diabetes.


O primeiro problema que observamos em um cão obeso é a dificuldade em respirar. A gordura acumulada no abdômen pressiona o diafragma, dificultando a contração e o relaxamento desse músculo. Por sua vez, o coração terá mais dificuldade em bobear o sangue e distribuí-lo para um corpo que está fora das suas dimensões normais. Com isso, a pressão cardíaca aumenta, assim como o risco de infarto e angina.

Caso o animal tenha que se submeter a uma intervenção cirúrgica, o peso em excesso pode ser um fator de risco, diminuindo as chances de salvar a sua vida. Como resultado, se a obesidade não é prevenida ou tratada corretamente, seu animal de estimação terá uma esperança de vida menor, já que as consequências do sobrepeso podem ser fatais.

Por isso, fique atento à alimentação do seu peludo e permita que ele pratique atividades físicas, necessárias para que seu peso esteja dentro do nível ideal.

Lembre-se que a vida do seu animal de estimação depende de você!