Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Os cães abandonados e adotados lembram-se do seu passado?

A adoção responsável é muito importante para a integração harmoniosa do animal de estimação na família, seja para cães ou gatos. Se se tratar de uma adoção de um cão abandonado, ou mesmo maltratado, o esforço de adaptação terá certamente de ser maior. Estes animais vão apreciar a dedicação de todos, e o carinho que vão receber, mas poderão continuar a demonstrar alguma ansiedade e comportamentos difíceis de interpretar. A origem destes comportamentos é quase sempre o medo. Será que eles se lembram o seu passado?

Os cães abandonados e adotados lembram-se do seu passado?


Na verdade, não há como provar que a memória existe de forma consciente, nos cães, mas a memória associativa é um facto comprovado por várias experiências científicas. 

Pode ser positivo ou negativo: a chegada a um jardim pode significar brincadeira ou, pelo contrário, um determinado odor pode gerar medo, se estiver associado a uma experiência anterior de maus-tratos. O cão pode recusar-se a colaborar em determinadas situações e, nesses momentos, é importante considerar que esse comportamento pode estar associado a uma memória negativa.

O cão aprende uma determinada indicação e associa a uma ação. Essa associação pode manter-se na memória, durante anos. Por isso é que eles acabam por se adaptar a rotinas humanas de forma fácil e rápida, sobretudo se se sentirem seguros e amados.