Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Os cães também sonham?

Sonhar é uma forma de consolidação da memória. Funcionará da mesma forma para os cães?

Nalguns estudos realizados por cientistas da Universidade do Colorado, verificou-se que os cães que dormiam a sesta depois de aprender tarefas novas, conseguiam desempenhar melhor essas tarefas que os cães que não tinha descansado. 

Os cães também sonham?


Reproduzir a experiência do dia implica uma tomada de consciência racional, o que não foi até à data provado cientificamente. No entanto, é muito possível que essa reprodução se faça através da repetição de sensações e odores, mais do que uma memória concreta.

Isso explica alguns movimentos que os cães fazem durante o sono, como simular uma corrida com as patas, emitir sons, mexer as pálpebras, acelerar a respiração, etc. Na verdade, tal como os humanos, o cão estará na fase REM (rapid eye movement) do sono, que corresponde habitualmente ao momento em que acontecem os sonhos.

Muitos mamíferos têm comportamentos semelhantes durante o sono, o que indica que de facto poderão estar a sonhar.
Tal como os sonhos, também podem ocorrer pesadelos. Se o cão demonstrar ansiedade durante o sono, não o deve acordar porque será difícil para ele perceber que estava a sonhar quando for acordado, e poderá reagir agressivamente.