Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Os meus gatos e as minhas noites de sono

Convidaram-me para participar neste blog fofinho. Por isso aqui vai o meu primeiro post.
Para quem não me conhece, eu sou a nice, tenho um gato e uma gata e a coisa que eu mais gosto no mundo a seguir a pizza é dormir.
E os meus gatos não me deixam dormir. É estranho, um animal que dorme entre 16 a 20 horas por dia, devia deixar os donos dormir. Pois não. As 4 a 8 horas em que os meus gatos estão acordados são sobrepostas com as 9 a 10 horas em que eu estou a dormir.
E porquê? Porque eles são gatos e fazem a porra que lhes apetece. São uns verdadeiros sacanas. Na verdade é porque os gatos são animais nocturnos. Dormem de dia e caçam de noite.
Os meus gatos andam livremente pela casa durante o dia, excepto no escritório, porque eu e o meu namorado temos muita tecnologia e pêlo de gato e tecnologia nunca foram muito amigos. Quem tem gatos e cães que larguem pêlo, muito provavelmente tem uma esperança média de vida dos seus computadores mais pequena do que dos computadores de pessoas que não têm animais peludos.
Mas adiante, durante o dia andam livres, durante a noite dormem na cozinha. Mas não são todas as noites, porque eu cá gosto de dormir com os pés quentes de vez em quando.
Acontece que o meu gato gosta de dormir fechado na cozinha. Estranho, não é? Pois, eu também acho. Mas a verdade é que se ele estiver solto, chora e não deixa ninguém dormir, se o fechar na cozinha, ele cala-se.
Quando chega a hora de dormir, ele vai a correr para a cozinha e só pára de miar quando eu fecho a porta. Não me perguntem o porquê disto, porque eu não faço a mais porra da ideia, mas se alguém tiver a resposta, eu gostava de saber.
Já a gata não acha muita piada a dormir na cozinha, mas também não se queixa depois de lá estar. Apenas quando sabe que está na hora de ir para a cozinha, enfia-se debaixo da cama e nem com o cabo do aspirador (porque eles morrem de medo do aspirador, mesmo desligado) conseguimos tirá-la de lá.
Então qual é o truque para apanhá-la? Fácil. Sentar na sanita e esperar que ela venha pedir mimo. Quem tem gatos sabe perfeitamente que a sanita é um trono onde o dono se senta para dar mimo ao gato. Ter gatos é nunca mais fazer xixi e cocó sozinho.
Apesar de tudo, isto é a excepção. Nem todas as noites requerem este projecto todo. Há mais noites tranquilas que noites turbulentas.
Então se o puto da minha amiga vier cá para casa brincar com eles, tenho três noites seguidas sem ouvir um miu.


 


Mas, para quem sofre com noites mal dormidas por causa de gatos e não tem a sorte que eu tenho porque os vossos gatos não gostam de estar fechados durante a noite, eu tenho dois truques simples que podem ajudar:
- 10 minutos de brincadeira intensa antes da hora de dormir e depois encher o prato com comida fresca, isto vai fazer com que dê a sensação de que acabaram de caçar e depois é a hora do descanso;
- Catnip, é uma erva milagrosa. Não funciona em todos os gatos, por exemplo, funciona no meu gato, a minha gata nem dá por ela. Só funciona em gatos adultos também. É espalhar um bocadinho da erva no chão e ver o gato doido a rebolar-se nela. Catnip é completamente inofensiva para os gatos e não causa dependência. Há quem compare isto ao efeito que a marijuana tem nos humanos, mas isso é estupidez. A erva catnip apenas ajuda a libertar as hormonas que seriam libertadas depois de uma noite de caça e ajuda o gato a ficar mais tranquilo. É óptima para gatos de apartamento, porque o máximo que eles caçam é uma mosca. Com sorte uma varejeira. Mas não há necessidade de dar isto todos os dias ao gato, só quando ele estiver mais agitado.



Outras dicas:
- Ter a areia sempre limpa. A areia suja faz o gato ficar stressado. Os gatos não são assim tão diferentes de nós. Os gatos são iguais a um humano com a mania. Sabem aquela sensação boa de deitar em lençóis acabadinhos de mudar? Os gatos gostam de sentir o mesmo com a areia;
- Dar comida o mais tarde possível (tal como disse antes, os gatos caçam à noite, logo o mais natural para eles é comer de noite também);
- Ter duas camas e vários brinquedos diferentes, para poderem esconder uns enquanto usam outros. Os gatos são animais fidalgos. Enjoam camas e brinquedos com uma facilidade da porra. Ter uma cama escondida e outra em uso é um bom truque para eles andarem mais calmos. O mesmo com os brinquedos. Ir variando. Entende-se por cama: sítio onde o gato gosta de dormir. Os meus gatos não gostam de camas próprias para gatos. Eu tenho 4 mochilas (sim, dessas para os putos meterem os livros dentro) daquelas de 5 euros dos chineses e eles dormem em cima delas. O truque é: se não é para gato, o gato vai adorar. Os brinquedos dos meus gatos são talões de supermercado amarrotados e palhinhas de beber. A única coisa própria para gato que eles gostam e usam é o arranhador e mesmo assim preferem o sofá.
- Castrar os gatos, sempre. Castrar só tem benefícios e um deles (um de muitos muitos muitos) é o facto de tornar o gato mais calmo. Uma gata com o cio, pode levar uma pessoa à loucura.



Se souberem mais truques e dicas, eu sou toda ouvidos.

13 comentários

Comentar post

Pág. 1/2