Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Porque razão o meu cão come relva?

 


why-do-dogs-eat-grass.jpg


 


Entre as causas mais comuns para um súbito aumento de ingestão de relva por parte do seu companheiro de quatro patas, encontram-se:



• Uma tentativa de o animal se auto desparasitar. É que ao ingerirem matéria vegetal procuram eliminar os parasitas internos através do vómito. Um hábito que vem dos antepassados e com efeito praticamente imediato, quando a relva é ingerida em quantidade considerável.



• Uma forma de provocar o vómito para eliminar algo que o esteja a incomodar. Seja um mau estar de origem gastrointestinal (casos de cólicas, diarreias ou inflamações do estômago ou intestinos), sejam náuseas originadas, por exemplo, por ter andado de carro ou, mais simplesmente, por ter comido algo que o deixou enjoado.



• Uma necessidade de complementar a dieta alimentar. Esta situação verifica-se especialmente nos cães, dado que, ao contrário dos gatos, não são verdadeiros carnívoros.



• Um aumento de ansiedade. Em casos mais raros, a ingestão compulsiva de relva pode ser um comportamento que traduz ansiedade.