Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Primavera - Nova estação, Novos cuidados

Com a chegada da primavera, os donos de “pets” devem tomar alguns cuidados com o “grooming” dos seus animais de companhia, cuidados esses que devem ser prolongados até ao final do verão. As estações do ano não implicam por si só o corte do pelo, que se torna, manifestamente, uma cultura mais estética e higiénica.

Isto porque a própria natureza encarrega-se de promover biologicamente o equilíbrio de calor no animal, através, nos que a isso obriga, de uma mudança de manto consoante a temperatura.

Contudo, os cuidados com o pelo dos animais são importantes em qualquer altura do ano, sendo que os “pets” vão requerer atenções diferentes consoante o tipo de pelagem. O shampoo deverá ser bem retirado para não deixar resíduos na pele. É muito importante que fique muito bem seco.

Quanto aos gatos,  não precisam de banho – basta escovar para retirar o pelo velho e alguma sujidade, podendo depois usar-se produtos próprios de limpeza a seco.

Durante a primavera, a escovagem é, de facto, importante porque a muda é mais agressiva, já que se irá soltar o manto de inverno. É, também, nessa altura que aparecem alguns parasitas menos desejáveis, de forma que a escovagem ajuda a identificar esses problemas.

As unhas são um elemento particular a ter em atenção, já que tem que se saber identificar onde acaba o sabugo para não ferir o animal. Esta condição varia de animal para animal e pode ser facilitada pela cor das unhas.
O ângulo de corte deverá ser a 45 graus e deve ser usado um alicate específico para o efeito.

A limpeza dos ouvidos deve ser feita com regularidade.
Se o animal tiver, naturalmente, pelos no interior do canal auditivo, estes deverão ser removidos para melhorar o arejamento, diminuir odores e ajudar na expulsão de sujidade. “Não se deve introduzir nenhum tipo de objetos dentro do ouvido do animal.

Apenas limpar com algodão, embebido numa solução específica, o pavilhão exterior e usar produto de limpeza auricular no ouvido, que irá desagregar a sujidade agarrada
e será expelida com o sacudir da cabeça”.

Além destes simples cuidados, que permitem manter o bem-estar e saúde do seu “pet” durante a nova estação, existem outras medidas às quais deve tomar atenção, tais como certificar-se que a vacinação dos animais está em dia, aplicar remédio contra pulgas e carraças (que se proliferam rapidamente no calor) e passear apenas em horários com temperaturas amenas.

Assim, o seu amiguinho de quatro patas poderá aproveitar, da melhor forma, estes dias mais longos e solarengos.