Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Toxoplasmose e gatos – nada a temer!

A toxoplasmose é uma infeção causada por um parasita designado por Toxoplasma gondii. Este parasita pode viver na terra, em alguns alimentos e nos intestinos dos gatos. Muitas pessoas são portadoras deste parasita e nunca o descobrem. Na maioria dos casos, o nosso sistema imunitário consegue combater o parasita. E não causar quaisquer sintomas.
Em alguns casos, a toxoplasmose pode ser, de facto, perigosa.

Toxoplasmose e gatos – nada a temer!

Em pessoas que tenham o sistema imunitário debilitado, por algum motivo. Ou em grávidas, não para elas mesmas mas porque pode afetar o feto no útero. Assim, a toxoplasmose pode afetar o desenvolvimento do cérebro, olhos, pulmões ou coração do feto.

Curiosamente, os gatos não costumam sofrer de toxoplasmose. Assim, servem somente de hospedeiros do parasita. Geralmente os gatos contactam com o parasita ao caçarem e ingerirem outros animais portadores.

 

Caso a tutora esteja grávida, ou a planear engravidar, se possível deixe a higiene dos gatos para outra pessoa. Se não for possível, use sempre luvas descartáveis e lave bem as mãos a seguir. Desta forma, vai ficar mais descansada.