Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Treinar positivamente

Fui há uns tempos a umas Jornadas de Comportamento e Treino de cães. Não eram novidade para mim os conceitos ali abordados, já que sempre me interessei pelo tema, mas pude tirar algumas dúvidas com uma treinadora Portuguesa com muita experiência e que é fervorosa adepta do Treino Positivo. A Claudia Estanislau.


Muitos ainda treinam, ou dão a treinar, à base do castigo. Nada mais errado!! É o método mais célere para perdermos a confiança do cão e para lhes criarmos danos psicológicos, muitas vezes, irreversíveis! Se bem se lembram eles sentem.

Uma das técnicas usadas é o que os treinadores designam por "luring", ou em português (mais coisa, menos menos coisa) - engodo-

Podemos também usar o "clicker" que emite um  som, um clic, que indica o comportamento que desejamos captar.

Pretende-se colocar o cão, ou animal, porque dá para outros animais, tais como: baleias, focas, leões marinhos, golfinhos, ratos (sim ratos), ... na posição que se pretende com a ajuda da recompensa e do clicker. O número de repetições necessárias para ele aprender o comportamento é que pode variar consoante o animal e até a raça de cão.

Dando o como exemplo o "senta", o que se  faz é colocar uma recompensa numa mão e o "clicker" na outra, erguemos a mão da recompensa por cima da cabeça do cão, não muito alta, de modo a que ele a possa cheirar, e ao levantar a cabeça automaticamente com isso ele se senta involuntariamente, então nós clicamos mal ele adopte a posição de sentado. Assim ensinamos o senta. Simples e eficaz! Após verificarmos que o animal percebeu o comportamento pretendido vamos suprimindo a recompensa até que ele se sente sem esta ser necessária.

Associamos a este comportamento desejado um gesto e um comando verbal, que pode ser o "senta" (mas pode ser outra, embora esta seja a mais óbvia), enfatizando as sílabas "Sen-ta". Nada mais que o princípio do reflexo condicionado.

Claro que eu estou a dourar a pílula. Primeiro temos que "carregar o clicker", que nada mais é do que associar aquele som a uma recompensa. Vamos dando o "prémio" e carregando no clic, até que ele perceba que aquele som  traz recompensa! Depois é necessário saber resolver problemas, pois nem sempre eles se sentam lindos e direitinhos mal colocamos a recompensa acima do focinho. Também há que saber ler os sinais corporais do cão. Mas garanto que é um método eficaz e muito melhor que o reforço negativo, além disso é mais gratificante. Portanto, nada de métodos do conhecido César Millan, aquilo é show e muitas vezes baseado no negativo, com muitos métodos para lá de ultrapassados!! Já muitos vídeos deles foram retirados por se notar os pontapés, os puxões na trela e por aí fora.

É óptimo vermos o nosso cão a evoluir com o que lhe ensinamos e a nossa ligação com ele torna-se única. Ele aprende a "ler-nos" e nós a eles.