Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Amigos dos Animais

Este blog tem o intuito de ajudar os nossos leitores a entender melhor os seus animais.

Zoo's, sim ou não?

Se hoje me perguntassem “O que queres ser quando fores grande?”, hoje a resposta seria bem diferente. Se tivesse essa possibilidade, gostaria de me dedicar a fotografar animais. Fotógrafa amadora, nos tempos livres, amante de animais a tempo inteiro. Quem sabe se um dia não arranjo um lugarzinho num cantinho bem pequenino da National Geographic. Enquanto isso não acontece, tento, fotografar animais por aí, conforme posso, e devido ao meu fascínio por animais selvagens, acabo muitas vezes a visitar os zoo’s. Já fui ao Jardim Zoológico da Maia umas quantas vezes, assim como à Quinta de Santo Inácio e ao Parque Biológico em Vila Nova de Gaia, já fui duas ou três vezes ao de Lisboa e ao Badoca Safari Park. No estrangeiro fui ao Parc Merveilleux no Luxemburgo, e ao MundoPark em Sevilha, onde vi felinos que nunca tinha visto até então!

No entanto, e apesar de deliciar os olhinhos com tanto animal, essencialmente com os grandes gatos, tenho uma relação dual com os Zoo’s. Se por um lado, nos dão a conhecer animais que de uma outra forma não teríamos oportunidade de ver ao vivo e a cores, por outro, questiono-me até que ponto os animais são felizes ali, naquele pequeno espaço. Sendo animais selvagens, os grandes felinos, os ursos, hipopótamos e outros grandes animais, têm outras necessidades que os zoo's não têm como satisfazer. Claro que, este tipo de pensamento, leva a outras questões, como a domesticação do gato e do cão, e do aprisionamento em casas e apartamentos, mas isso, daria um outro artigo, e não é por aí que hoje, quero entrar.

A verdade é que, em cada zoo que passo, fico sempre com a sensação de que os animais não têm o espaço que necessitam, que são espaços demasiado pequenos, mas também é verdade e sabido que os animais em cativeiro têm outro tipo de qualidade de vida que lhes permite viver mais tempo. O facto de terem uma refeição diária (suponho), sem necessitarem de se envolver em confrontos para caçar, é realmente uma das grandes vantagens e também tenho conhecimento que muitos animais que estão em zoo's são "elos fracos" que na natureza não vingariam, por variados motivos.

Outra questão que me causa arrepio nos zoo’s, e vi isso, essencialmente em Sevilha, é o aproveitamento comercial. No MundoPark era possível as pessoas tirarem fotografias com os felinos bebés, e para tal, retiram as crias às mães, para conviverem basicamente só com o tratador, para serem mais meigos. Causou-me arrepio ver um tigre branco bebé sozinho na sua espécie de jaula…

Aqui está ele:
IMG_3789.jpg

E a sua mãe, cara de um, focinho do outro!


Já agora, só para avisar que o Zoo da Maia tem um tigre branco, também lindo, aliás mais lindo, por ser mais riscado. Mas digam vocês de vossa justiça!

O Zoo de Sevilha tem uma grande variedade de felinos, e aqui vão mais dois, para verem como não minto.

IMG_3887.jpg

IMG_3941.jpg
A verdade é que ficava aqui o dia todo a mostrar fotos dos meus gatinhos grandes! Mas coloco apenas mais uma para provar que eles não são assim tão diferentes daqueles que temos nas nossas casas:
Termino assim com duas perguntas: Qual é o vosso sentimento face aos zoos? Podem efectivamente os amantes dos animais, gostar de visitar os zoo's e perpetuar este aprisionamento de animais selvagens?